Energia fotovoltaica e energia solar: Há diferença entre elas?

Energia fotovoltaica e energia solar: Há diferença entre elas? 

  • Publicado em 15 de junho de 2023
  • Por Group Energia

A energia solar é inesgotável e limpa, além de ser a forma de geração de energia que menos polui o meio ambiente.  

Uma das dúvidas que surgem ao tratar de energia solar é “Há diferença entre energia fotovoltaica e energia solar?”. Por isso, no texto de hoje vamos esclarecer essa dúvida, mostrar os tipos de energia solar e contar qual é a melhor opção para condomínios. 

Há diferença entre energia solar e fotovoltaica? 

A resposta: Há três tipos de energia solar: fotovoltaica, térmica e heliotérmica (ou termossolar), sendo que as duas primeiras são as mais conhecidas.  

Logo, pode-se dizer que toda energia fotovoltaica é considerada energia solar, mas nem toda energia solar é fotovoltaica

Agora que sabemos a diferença, vamos entender como funciona cada uma delas: 

Energia solar fotovoltaica 

A energia solar fotovoltaica funciona através de painéis, que captam a radiação solar com suas células fotovoltaicas, capazes de gerar energia elétrica. Dessa forma, é possível economizar na conta de luz quando se utiliza esse sistema, o que vale muito a pena. 

O material mais comum utilizado nos painéis é o silício, uma vez que ele é um material semicondutor de corrente elétrica.  

Ainda, existem dois subtipos de energia fotovoltaica: Off-Grid e On-Grid

Off-Grid: É mais cara, devido à utilização de baterias, as quais são utilizadas em momentos em que não há energia. Além disso, é mais recomendada para áreas rurais. 

On-Grid: É mais barata, haja vista que não necessita de baterias para o consumo noturno ou em momentos de baixa geração. Neste caso, a energia gerada é injetada na rede da distribuidora. 

Energia solar térmica ou aquecimento solar 

O sistema de energia solar térmica não gera eletricidade, na verdade, serve para ser fonte de calor e também pode ser chamado de aquecedor solar. 

Ademais, ele é composto por painéis chamados “coletores solares”, que transferem o calor da radiação solar para a água. Por conta disso, eles têm baixa eficiência em dias chuvosos ou nublados. 

Energia solar heliotérmica (ou termossolar) 

De certa forma, o sistema de energia solar heliotérmico pode ser considerado um tipo de energia térmica, mas não possui a função de aquecer, e sim de gerar energia elétrica.  

Ele possui um custo alto, o que justifica o fato de ser menos conhecido e menos utilizado.  

Como funciona: Inicialmente, produz-se calor em um sistema de espelhos (heliostatos), que provoca a evaporação de fluidos. Em seguida, esses fluidos movimentam turbinas, que rodam e geram energia, sem prejudicar o meio ambiente. 

Aquecimento solar ou Energia fotovoltaica: Qual é a melhor escolha para condomínios? 

Para responder a esta pergunta, é necessário considerar vários aspectos, que vão desde o custo, espaço físico disponível, até as necessidades de consumo do condomínio.  

Em relação ao custo, a instalação da energia solar térmica é mais barata que a fotovoltaica. Mas, em contrapartida, a energia solar fotovoltaica pode trazer mais economia na conta de luz, uma vez que gera energia elétrica, já a térmica só gera calor.  

No que se refere às necessidades do condomínio, se os moradores visam utilizar a energia solar apenas para o aquecimento de água, podem instalar a energia térmica.

Por outro lado, se a intenção é abastecer toda a energia elétrica do condomínio para economizar na conta de luz, vale o uso da energia solar fotovoltaica. 

Dessa forma, entende-se que o caminho ideal para um condomínio economizar na conta de luz, onde o espaço físico é limitado, deve-se partir para um investimento em energia térmica.

Assim, pensando em solucionar o problema do aquecimento de piscinas e fugir do investimento em energia solar, utiliza-se uma solução de assinatura de energia. 

Levando isso em conta, o condomínio irá ter todos os benefícios da energia solar fotovoltaica, sem a necessidade de fazer quaisquer investimentos. Como também, pode reduzir o custo de investimento em R$ por kWh/Hora economizado. 

Conclusão 

Sendo assim, no texto de hoje entendemos que existem três tipos de energia solar, sendo a fotovoltaica uma delas.

Também, analisamos qual é a melhor escolha para condomínios, considerando custos e a necessidade de investir menos para ter cada vez mais economia. 

Energia fotovoltaica para condomínios 

A Group Energia é a única empresa de energia solar fotovoltaica focada no mercado condominial, trazendo a melhor experiência para o seu condomínio.

Interessou? Economize as contas de luz! Fale com um especialista (clique aqui). 

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades (clique aqui). 

Se você curtiu este conteúdo, você também pode se interessar:  

Saiba tudo sobre energia solar 

6 dicas de economia de energia para condomínios 

Veja também

Energia por assinatura e ESG: compromisso com o meio ambiente e fortalecimento de marca

Energia por assinatura e ESG: compromisso com o meio ambiente e fortalecimento de marca 

A energia por assinatura é uma forma de baixo custo para quem deseja alinhar suas práticas aos princípios do ESG. Leia e fique por dentro!

Energia fotovoltaica e energia solar: Há diferença entre elas?

Energia fotovoltaica e energia solar: Há diferença entre elas? 

A energia solar é inesgotável e limpa, além de ser a forma de geração de energia que […]

ESG e energia solar: Qual a relação?

ESG e energia solar: Qual a relação? 

ESG é uma pauta extremamente importante para todas as empresas hoje em dia, tanto as privadas como […]