ESG e energia solar: Qual a relação?

ESG e energia solar: Qual a relação? 

  • Publicado em 1 de junho de 2023
  • Por Group Energia

ESG é uma pauta extremamente importante para todas as empresas hoje em dia, tanto as privadas como públicas, mas você sabia que o termo surgiu em 2004?  

Há quase duas décadas, a tríplice ESG é discutida em todos os meios, e a cada dia a preocupação com a sustentabilidade aumenta.  

Por isso, este artigo vai tratar da ESG, e, principalmente da sua relação com a energia solar, que faz parte do fator ambiental. Vamos lá? 

ESG – O que é? 

ESG é um acrônimo originado do inglês, que significa Environmental, Social and Governance (em português, traduz-se para Ambiental, Social e Governança).  

Logo, a sigla se refere à atenção das organizações com a adoção de medidas ambientais, sociais e de governança. Desse modo, tal preocupação se materializa a partir de ações, escolhas e investimentos que consideram esses pilares.  

Devido aos grandes riscos ambientais que o mundo sofre, a ESG surgiu como uma evolução nas relações comerciais, sendo considerada como critério de boas práticas e estratégias de investimento. 

De onde surgiu? 

A primeira vez que a ONU mencionou o termo foi em 2004, no Who cares wins, parceria entre o Pacto Global e o Banco Mundial 

Então, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, questionou a 50 CEO’s de grandes instituições financeiras como implementar práticas sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais. 

Ao longo dos anos, o acrônimo se popularizou até se tornar uma demanda essencial, sobretudo para os investidores. 

Qual a relação entre ESG e energia solar? 

O fator ambiental do ESG (E = Environmental) envolve questões como a preservação do meio ambiente, gestão de resíduos, investimento em energias renováveis, etc.  

Sendo assim, a energia solar está diretamente relacionada ao fator ambiental do ESG, no que diz respeito ao investimento em energias renováveis. 

O que são energias renováveis? 

As energias renováveis são aquelas que vêm da natureza e se renovam naturalmente: a energia hídrica (água), a eólica (ventos), a biomassa (matéria orgânica), a geotérmica (calor da terra), a oceânica (marés e ondas) e a solar (sol). 

Por que investir na energia solar? 

O sol é uma grande fonte de energia, muitas vezes chamada de inesgotável, devido à sua disponibilidade e abundância. Portanto, sem sol, não existiria vida no Planeta Terra. 

Além disso, gerar energia solar não polui (o que se denomina como energia limpa) e possui baixíssimo impacto ambiental. Por isso, investir nela é contribuir com o meio-ambiente, fazendo uso consciente dos recursos disponíveis.  

Como resultado, essa ação também traz economia na conta de luz e valoriza as empresas e condomínios que a adotam. 

Como funciona? 

A energia fotovoltaica se dá a partir de placas solares, e funciona em todos os períodos, independentemente do clima. Ela também pode ser dividida em dois tipos: Off-Grid e On-Grid. 

Fotovoltaica Off-Grid – Tem um Capex/Opex mais alto, devido à utilização de baterias, as quais são utilizadas em momentos em que não há energia. Além disso, é mais recomendada para áreas rurais. 

Fotovoltaica On-Grid – Tem um Capex/Opex menor, haja vista que não necessita de baterias solares no caso de não ter sol. Neste caso, a energia gerada para a distribuidora é transferida pela rede. 

A importância de usar energia solar por assinatura no seu condomínio 

Cada vez mais as pessoas se preocupam com sustentabilidade e economia. Para isso, buscam fazer uso da energia solar por assinatura, o que também tem acontecido nos condomínios. 

Por que vale a pena? Ao aderir ao uso de energia solar por assinatura no seu condomínio, é possível economizar muito nas contas de luz sem fazer investimentos, além de contribuir com o meio ambiente.  

Quais são as vantagens? 

  • Economia na conta de luz; 
  • Sem fidelidade contratual; 
  • Valorização dos imóveis e do condomínio; 
  • É sustentável e é uma energia considerada limpa. 

Conclusão 

Hoje, vimos a importância do ESG e a sua relação com a energia solar, compreendendo as vantagens de implementá-la no seu condomínio.  

Por fim, entendemos que, com certeza, utilizar energia solar é uma forma de contribuir com o meio ambiente, seguir a pauta ESG, agregar valor às empresas e condomínios e ainda economizar nas contas de luz. 

O seu jeito de consumir energia elétrica mudou! 

Conheça a Group Energia! Oferecemos energia solar, mais limpa e mais barata para o seu condomínio. 

O que você está esperando para implementar o ESG no seu dia a dia? 

Fale com um especialista da Group Energia 

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro das novidades! 

Leia também:  

Saiba como economizar na conta de luz com energia solar 

6 dicas de economia de energia para condomínios  

Veja também

Energia por assinatura e ESG: compromisso com o meio ambiente e fortalecimento de marca

Energia por assinatura e ESG: compromisso com o meio ambiente e fortalecimento de marca 

A energia por assinatura é uma forma de baixo custo para quem deseja alinhar suas práticas aos princípios do ESG. Leia e fique por dentro!

Energia fotovoltaica e energia solar: Há diferença entre elas?

Energia fotovoltaica e energia solar: Há diferença entre elas? 

A energia solar é inesgotável e limpa, além de ser a forma de geração de energia que […]

ESG e energia solar: Qual a relação?

ESG e energia solar: Qual a relação? 

ESG é uma pauta extremamente importante para todas as empresas hoje em dia, tanto as privadas como […]